Salve dive amigos...Tudo certinho?
Me perguntam sempre o que é a Laje de Santos da qual eu tanto falo, pois bem, o Parque Estadual da Laje de Santos é o único parque marinho do Estado de São Paulo (Alcatrazes é Federal), e um lugar fascinante de vida, diversidade de espécies e volume de cardumes que por lá aparecem, vivem ou usam o local como parada em suas travessias.
Resolvi mostrar o mesmo acima da água, e vou colocar algumas fotos para vocês a identificarem melhor.
Já antecipo que na página deste blog existe um link direto ao site da ONG Laje Viva onde informações detalhadas sobre o PEMLS, estão disponíveis para consulta, vale uma visita.
Ela é uma formação rochosa com a aparência de uma baleia quando vista mais de longe, é também a escala de cinco espécies de aves que se lá reproduzem.
Vamos olhar algumas fotos?
A foto acima é a visão que temos quando chegamos do continente esta é a face norte da Laje. No topo podemos ver o rádio farol da aeronáutica que orienta eletronicamente as aeronaves que se aproximam do Brasil, vindas do outro lado do Oceano Atlântico.
Nesta aqui, estamos olhando a laje do lado oeste para leste, observando toda a face norte (voltada para o continente),o barco de 41 pés de comprimento aparece como um ponto branco ao lado dela. A maior parte das fotos são batidas nesta face que é a mais abrigada para os barcos, onde as poitas de amarração estão fixadas no fundo e proporciona mergulhos muito aprazíveis e seguros a todos.
Aqui é a ponta oeste notem que há uma falha na rocha como se alguma força ou alguém tivessem "quebrado" a rocha do meio, bom, essa falha vai até os 34 metros de profundidade, formando um V onde há muitas espécies de peixes alimentando-se das algas que nessa fenda crescem.
Aqui um close da fenda que se forma na superfície, é a ponta oeste da Laje.
Aqui começamos a ver a face sul olhando também da ponta oeste. As manchas brancas como que de líquido corrido nas rochas escuras, são o guano, excremento dos milhares de pássaros que lá vivem e procriam.
A importância dele é porque boa parte acaba chegando as águas e como é rico em fósforo e nitrogênio, acaba sendo um adubo de primeira para as plantas e algas que crescem próximas a superfície.
Agora passamos a face sul e estamos olhando a ponta leste desta pedra mágica, como é crinhosamente chamada pelos mergulhadores que lá freqüentam. O sol brincando nas águas e refletindo no mar dá um efeito todo especial ao lugar, a foto, ao momento...
Olhando diretamente a ponta leste da Laje, aqui existe uma estação de medição meteorológica do Instituo oceanográfico da USP, que mede e envia os dados em tempo real para eles em São Paulo. Ampliem a foto e olhem no topo algo parecido como o tronco de uma árvore seca (não há árvores na Laje), é a antena da estação.
A mesma ponta leste e peço que atentem para as rochas a sua direita na linha da água, vamos dar um cole nelas na próxima foto.
Então, aqui nessa entrada existe uma gruta em L, ou seja, a entrada é do lado direito quase no fundo e lá entramos em uma gruta que faz um L e saímos do lado de fora da Laje, na face norte, uma delícia de mergulho, porém, é recheada de ouriços do mar e sua largura interna é estreita.
Este mergulho só pode ser efetuado com mar muito, mas muito clamo mesmo e com a assistência de profissionais que conhecem bem a área e o percurso, para evitarmos acidentes.
AH esse mundo da fotografia... parece a vocês que ainda é a mesma ponta leste?, pois é, é ela mesma!
Estamos iniciando nosso retorno após mais um dia de mergulhos na laje, a pedra mágica nos lembra uma baleia do tipo cachalote, por isso, muitos não usam os pontos cardeais para se orientar, apenas citam nas conversas algo como estive na boca da baleia, ou no rabo da baleia, (pontas leste e oeste respectivamente)
É relativamente comum sermos acompanhados pelos batedores dos mares, nossos amigos golfinhos que nos saúdam por um bom tempo de navegação.
Estes aqui nos rodearam próximos ao PEMLS.
Um pouco mais deles, com a Laje ao fundo iluminada pelo sol.
Dive amigos, espero que possam ter tido um pequeno vislumbre do que é esse parque marinho.
Vamos continuar o trabalho de postagem e dessa forma, vocês poderão ir conhecendo melhor o porque sou tão apaixonado pelo mar, sua vida, sua beleza, paz e harmonia.
Águas claras e bons mergulhos...sempre.
Big Paul