quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Laje de Santos no dia 25/09/2010

Dive amigos, ainda sou neófito neste tecnologia de blogs então, paciência, enquanto vou descobrindo as formas e maneiras de postar os textos e as fotos para vocês. Tenho um "pequeno" portfólio de 9.000 fotos sub até o momento.


O simpático cidadão acima é conhecido como Dentão ou Baúna, foi verificar quem eram os barulhentos e desajeitados visitantes da superfície que chegavam aos 20 metros.




Esta pequena e aparente árvore é um tipo de coral mole, fico devendo o nome científico e assim que o descubra posto a informação


Seguindo em direção a ponta leste da Laje encontramos os destroços do naufrágio do Moréia, que começa a entrar na fase de desmantelamento, mesmo assim é uma visão sempre imponente para os mergulhadores.


Meu dupla foi ficando pequenino... quase some ao lado do casco do Naufrágio. 


Absorto no quadro, não percebi esse peixe lagarto vermelho quieto, observando a cena e pronto para emboscar uma vítima desavisada que passe ao seu alcance


A foto acima demonstra bem como sente-se um mergulhador, flutuando, curtindo a vida, a paz, o espetáculo que o mundo sub nos porporciona


Este é o Ézio capturando imagens com sua filmadora HDI, é tanta beleza que queremos guardar e mostrar aos outros como aqui é bonito.


A Família dos Budiões é grande este aqui é uma figurinha sempre presente ao lado dos mergulhadores, alguns o chamam de budy (companheiro), tal a frequência com que nos acompanha. É o Budião Papagaio


 Pequeno e importante o peixe aqui é o Góbio, também conhecido como peixe limpador, vocês poderão ver esta espécie em ação nos fotos abaixo, limpando outros peixes de parasitas seu alimento preferido.


Cardume de Salemas, presença constante na laje de Santos


Cardume de Corcorocas com meu dupla ao fundo


O mesmo cardume nos envolvendo no caminho de volta ao barco


A quantidade de Raias Prego impressiona a todos os freqüentadores da Laje, há tempos não viamos tantas juntas.


A Estrela do mar sempre é uma visão bonita


Hummm... olhando dos 22 metros para a superfície na ponta leste tinha-se essa visão acho que preciso 'cheirar' um escapamento para matar a saudade do trânsito de São Paulo


Estes aqui são Donzelas de Rabo Amarelo, notem ao fundo uma Raia Prego aproximando-se


Uma Tesourinha invadiu a cena e não perdi a chance

Cardume de Salemas nos acompanhando de perto


Com falei antes, notem bem embaixo deste Jaguareça um minúsculo Góbio limpador fazendo seu trabalho de limpeza dos parasitas.

A visibilidade passava dos30 metros, notem os mergulhadores bem ao fundo neste quadro temos três tipos de peixes que se misturam e forma os cardumes, quais são?


No começo do ano as temperaturas aqui estavam caribenhas e os corais começaram a morrer e branquear, hoje nota-se uma recuperação e eles já estão assim com nesta foto.


Apesar dos tons em azul ele é conhecido como Budião Verde.


A posição dessa Garoupa indica aos peixes limpadores que ela precisa de um tratamento de limpeza e eles atendem o chamado e trabalham rápido


A mesma Garoupa após o tratamento acima e buscando se afastar de nós em áreas mais profundas.


Chamam este senhor de Peixe Papagaio.


Aqui temos dois tipos de corais e um ouriço a esquerda, ficou uma composição interessante


Surpreso? Pois é, também temos Lagostas no litoral de São Paulo (bem poucas é verdade)


Este aqui é difícil de fotografar, pois está sempre com pressa, não sei até hoje para ir aonde? Mas que pressa... ele é chamado de Budião Azul


Este é o ouriço Bola ou Esférico, diferente, bonito e muito perigos, não encoste em um deles, a dor será inesquecível.


Este tipo de formação coralínea dfaz a nossa imaginação simplesmente flutuar livre, então... fique a vontade para imaginar livremente o que a imagem inspirar.


É raro o mergulho no qual estas graciosas senhoras não dão o ar da graça. E elas são uma graça nadando.
Esta é uma tartaruga de pente


Pois é está para acabar, o cardume de Corcorocas se despede de nós na base do cabo de amarração do barco, no qual vamos nos guiar lentamente para a subida até a superfície.


Meu dupla já aos 5 metros de profundidade, iniciando sua parada de segurança de 3 minutos, sinaliza informando que com ele está tudo bem e ao mesmo tempo pergunta se comigo também está tudo O.K  Atrás dele apesar da silhueta esguia é o barco de operação com 45 pés (perto de 15 metros), de comprimento.


Eu aos 5 metros acompanhado desse curioso Marimbá, durante todo o tempo que ali permaneci


Este aqui está com algum tipo de doença, repare no olho esquerdo dele, saltado como uma luneta.


E finalizando esse post uma imagem que vale por mil palavras... minha expressão facial após o último mergulho do dia, agora é go back to São Paulo.

4 comentários:

  1. Aeee a primeira a comentar nesse post \o/

    adorei a última foto fico lindo ;D

    ResponderExcluir
  2. Mano, que D+!!! Achei super gostoso o jeito como você organizou as fotos e as legendas. Dá um sentido de leitura linear, que vai descendo, ou melhor, desenrolando, e segura a gente até o fim. Quero mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Esqueci de dizer que você fica lindão nessa roupa de Neoprene!

    ResponderExcluir
  4. Quanto foi o mergulho?este ano estou disposta a mergulhar,so que,preciso de uma boa referencia?Pode me ajudar?

    ResponderExcluir